REGULAMENTO

REGULAMENTO QUINTA TEM F.C.
(Since 2008)

Preâmbulo
É de obrigatória e extrema importância o conhecimento do presente Regulamento por parte dos atletas integrantes da Equipe Quinta Tem F.C., não podendo alegar o seu desconhecimento.
As temporadas de campeonato terão sempre o número exato de 20 (vinte) partidas cada, sendo o primeiro semestre do ano denominado “Taça Mustela” e o segundo semestre denominado “Taça Quinta Tem”, ficando o mês de dezembro para amistosos e jogos de confraternização.
Todas as regras aqui aplicadas serão aplicadas aos atletas sem margem de discussões, uma vez que a todos cabe o esforço e sacrifício da pontualidade e regramento do Grupo Quinta Tem F.C., sem exceções, visto que, sobretudo, o compromisso é com o futebol, e todos estão sujeitos aos mesmos contratempos e imprevistos.

Regras Gerais
Art. 1º - O valor da mensalidade será de R$ 50,00 (cinquenta reais), por ser pago em 01 (uma) única parcela até a segunda quinta feira do mês referência, diretamente ao responsável financeiro do Grupo.
§1º - Após o prazo ajustado acima, será aplicada ao atleta devedor uma multa no valor de R$ 10,00 (dez reais) por semana de atraso, a ser revertida em prol do Grupo.
a)       Havendo inadimplência por mais de 02 (dois) meses, o atleta devedor será excluído do Grupo, ficando o seu eventual retorno convencionado à quitação do débito, além dos demais critérios previamente estabelecidos no presente Regulamento.
§2º - O valor a que se refere o caput do presente artigo, dá direito ao atleta jogar todos as partidas do mês e participar da janta mensal do Grupo.
§3º - Os atletas que estiverem afastados por motivo de contusão, doença e/ou trabalho, também deverão quitar a mensalidade disposta no caput acima de forma integral, independente da participação nos jogos e/ou na janta mensal.
Art. 2º - Para fazer parte do Grupo Quinta Tem F.C., o candidato deverá se inscrever através do site www.quintatem.com.br, através do link “quero jogar”.
Parágrafo Único – Excepcionalmente, haverá também a possibilidade de inserção de atleta ao Grupo VIA DECRETO, desde que com a aprovação de todos.
Art. 3º - As escalações de cada jogo serão feitas automaticamente através de sorteio eletrônico, realizado por planilha ou site especializado nesta tarefa.
Art. 4º - O ranking estará sempre disponível e atualizado no aplicativo e site www.quintatem.com.br, para conhecimento de cada atleta.
Parágrafo Único - A pontuação e critérios de desempate serão aplicados conforme quadro abaixo:

PONTUAÇÃO
CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Vitória: 03 pontos
1º Maior pontuação
Derrota: 00 ponto
2º Maior número de jogos
Empate: 01 ponto
3º Maior número de vitórias
Falta não justificada: -03 pontos
4º Maior número de assistências
Falta justificada: -01 ponto
5º Maior artilharia
Afastamento: 00 ponto
6° Ordem alfabética

Art. 5º - Ao término de cada campeonato haverá premiação, organizada por 01 (uma) dupla de integrantes do Grupo, a qual será designada no início de cada temporada.
§1º - A dupla ficará responsável pela premiação de todos os integrantes do Grupo, bem como pela organização e jantar de confraternização do dia da premiação/encerramento do campeonato.
§2º - A premiação, organização e jantar ocorrerão de acordo com a verba pecuniária disponível ao final de cada temporada, não sendo descartada uma possível contribuição adicional de cada atleta para que o encerramento possa ocorrer.

Assistências
Art. 6º - A assistência será apenas e tão somente o último passe para o gol, sem que o marcador tenha driblado e/ou continuado o lance.
§1º - Todo lance em que houver assistência será obrigatoriamente contabilizado na súmula da partida, e será critério de desempate conforme tabela disposta no artigo 4º do presente Regulamento, a fim de premiar quem presta assistência ao companheiro de equipe.
§2º - Após a assistência, cada atleta deverá registrar e/ou certificar o registro na súmula da partida, a fim de que a mesma seja atualizada e computada no ranking.
§3º - O esquecimento do registro acima por parte do autor da assistência, implicará na perda da mesma, sem debates.

Gols
Art. 7º - Após cada gol marcado, o atleta responsável pelo mesmo deverá registrar e/ou certificar o registro na súmula da partida, para que o mesmo seja atualizado e computado no ranking.
§1º - O esquecimento do registro acima por parte do autor do gol, implicará na perda do mesmo, sem debates.
§2º - O resultado de cada partida será gravado (com o número real de gols – e não apenas a diferença), e o número de gols de cada atleta será confrontado para o fechamento do resultado, impedindo que erros ocorram e que nenhum atleta se auto beneficie com mais gols para si do que realmente fez.

Deveres e Obrigações dos Atletas
Art. 8º - O atleta que faltar uma partida, deverá justificar sua ausência com no mínimo 05 (cinco) horas de antecedência ao jogo, ou seja, até às 15h00min da data da partida (quinta feira), a fim de que não seja penalizado em pontuação.
§1º - A obrigatória justificativa deverá ser feita por telefone, e-mail, SMS, Whatsapp, aplicativo ou via site www.quintatem.com.br, através do link “justificar ausência”.
§2º - A ausência de justificativa implicará em perda de 03 (três) pontos do atleta no ranking.
Art. 9º - O atleta que justificar sua ausência dentro do prazo definido no artigo anterior, terá descontado 01 (um) ponto de sua pontuação geral no ranking, independente do prévio motivo.
Art. 10 – Será aplicado uma ressalva ao atleta apenas nos casos em que deixar de jogar por lesão, doença e/ou trabalho, razão pela qual estará livre de punições, não sendo, portanto, descontado de sua pontuação, ficando considerado como “Afastado”.
Art. 11 - Quando não houver um número mínimo de atletas para a realização da partida (12 atletas), os atletas que não estiverem presentes na partida terão seus pontos descontados conforme determinado no artigo anterior.
Parágrafo Único - Aos demais atletas que estiverem presentes na partida a que se refere o caput do presente artigo, será atribuída vitória por W.O., em função da inexistência de número mínimo de atletas para a realização da partida.  
a)       Nesse caso os atletas presentes receberão 03 (três) pontos no ranking geral, além de 01 (um) gol na artilharia e 01 (uma) assistência, cada atleta.
I – Para a validação da pontuação, gol e assistência supra, será obrigatória a presença do atleta integralmente uniformizado no dia, horário e local da partida, sob pena de não aproveitar os benefícios em referência.
Art. 12 - O atleta que chegar atrasado na partida por qualquer que seja o motivo, terá descontado de sua pontuação 01 (um) ponto no ranking geral como forma de punição, independentemente do início da partida.
§1º - Considerar-se-á atraso para o atleta que não estiver integralmente uniformizado, pronto para o jogo e dentro da quadra logo após o término da partida anterior, ou seja, assim que soar a sineta de aviso da partida.
§2º - Acaso o atleta chegue antes do horário, todavia não esteja apto nos termos do parágrafo anterior, tal fato também será considerado como atraso.
§3º - O atraso disposto no caput do presente artigo, será considerado para o atleta que entrar em campo em até 15 (quinze) minutos após o início da partida.
§4º – O atraso que ultrapassar o interregno de 15 (quinze) minutos será considerado falta injustificada, sendo punido o atleta com perda de 03 (três) pontos no ranking geral, nos termos deste regulamento.
a)       Afora a punição disposta no parágrafo único deste artigo, o atleta que tiver sua falta considerada injustificada, ficará também fora da partida a que chegou com atraso superior a 15 (quinze) minutos, sem margem de debate.
Art. 13 - O atleta que não estiver integralmente uniformizado com meião, calção e camisa do Grupo e em consonância com a cor e conjunto do uniforme para a escalação do dia da partida, terá descontado de sua pontuação 01 (um) ponto no ranking geral como forma de punição, independentemente do motivo da inércia.
Art. 14 - Para continuar fazendo parte do Grupo, o atleta deverá ter pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) de presença nas partidas de cada campeonato, ficando estipulado que o atleta poderá obter um número máximo de 05 (cinco) faltas em cada campeonato.
§1º - Caso o atleta se lesione, bem como se por motivos de trabalho, necessite de mais de 05 (cinco) partidas para se recuperar, este será automaticamente substituído por outro atleta, através dos critérios estabelecidos no presente Regulamento,
a)       O atleta que ingressar como substituto dará prosseguimento no campeonato, inclusive com os pontos, gols e artilharia já conquistados pelo jogador lesionado.
b)      Enquanto o atleta titular estiver ausente, deverá obrigatoriamente continuar pagando a mensalidade integral disposta no presente Regulamento, salvo se ajustar com o atleta substituto para que assim o faça, porém sempre observando que a responsabilidade do pagamento das mensalidades é sempre do atleta titular e detentor da vaga. 
§2º - Quando o atleta lesionado se recuperar, voltará ao Grupo no lugar do atleta substituto, com os pontos, gols e artilharia atualizados, conquistados pelo atleta substituto.
Art. 15 – Se durante qualquer partida um dos times ficar com jogador(es) a menos em quadra, a equipe adversária deverá retirar um ou mais jogador(es) de campo para igualar o número de atletas em ambos os times e equilibrar a partida.
a)       A regra esculpida no caput do presente artigo cabe apenas e tão somente para a ocorrência de lesão em atleta durante a partida em questão, de modo que qualquer outro motivo de redução no número de jogadores de um time importará na continuação da partida com o(s) jogador(es) a mais em apenas uma das equipes, não podendo haver arguição de qualquer prejuízo pelos atletas de ambas as equipes.

Regras em campo
Art. 16 – O início da partida será realizada com a bola tocada para trás ou para frente, a livre escolha do time, desde que a mesma se encontre parada na marca central e que todos os atletas do time adversário estejam no seu devido lado do campo.
Art. 17 - A cobrança de lateral e escanteios deverão ser realizados obrigatória, única e exclusivamente com os pés e com a bola parada, sob pena de reversão em caso de descumprimento.
Art. 18 - Todas as faltas deverão ser cobradas através de tiro livre indireto, ou seja, somente poderão ser cobradas em 02 (dois) lances.
Art. 19 - Os atletas adversários do executor do arremesso de bolas paradas (tiro de meta, faltas, laterais, escanteios) não podem se aproximar a uma distância inferior a 03 (três) metros da bola.
Art. 20 – Toda reposição de bola deverá ser feita no prazo máximo de 05 (cinco) segundos, sob pena de reversão em caso de descumprimento.
Art. 21 - Não serão validados nem computados os gols de tiro de meta, escanteio e/ou lateral.
Art. 22 - Quando ocorrer o recuo de bola para o goleiro, o mesmo não poderá pegá-la com as mãos, mas apenas com os pés.
Parágrafo Único – No caso de descumprimento da regra disposta no caput do presente artigo, será considerada falta para o time adversário, cobrada em dois lances, no local que ocorreu a infração.
Art. 23 - Qualquer lance duvidoso (faltas, penalidades, laterais, escanteios, etc.) deverá ser decidido pelos atletas que estão participando do lance, ou dos mais próximos, no caso de ausência e/ou dúvida dos primeiros. 
Art. 24 - Quando um atleta colocar a mão na bola de forma proposital, este deverá ficar por 03 (três) minutos fora de campo, e seu time permanecerá, por este mesmo período, com um atleta a menos em campo.
Parágrafo Único - Ocorrendo o disposto no caput do presente artigo de forma não proposital, será considerada apenas falta, sem a necessidade da punição do atleta com o afastamento de campo.
Art. 25 – Haverá a “lei da vantagem” apenas e tão somente ao atleta que sofrer a falta, acaso não tenha pedido a falta.
Parágrafo Único - Caso o atleta que sofreu a falta não pare, continuando com a jogada, o lance continuará normalmente, ainda que o atleta que cometeu a infração tenha admitido a falta.
Art. 26 - Agressões propositais (físicas ou verbais), não serão permitidas entre atletas e/ou integrantes do Grupo, a qualquer tempo, em qualquer hipótese e sob qualquer pretexto.

Parágrafo Único - O não cumprimento dessa regra ocasionará a expulsão do atleta definitivamente do Grupo, mediante a votação da maioria dos atletas presentes no dia do ato, sem devolução de eventuais valores já pagos ao Grupo.

0 comentários: